Aviso

Artigo: Fórum Mundial e os desafios da educação profissional e tecnológica*

No próximo dia 28, Florianópolis sedia a segunda edição do Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica. Um evento que vai reunir as principais lideranças, pesquisadores e teóricos da educação profissional do mundo, para um amplo debate sobre a “democratização, emancipação e sustentabilidade”, do ensino profissionalizante.

 

Vivemos um momento especial da história do Brasil. Grandes transformações estão ocorrendo, principalmente na educação. Com o Prouni, o Pronatec, a expansão dos Institutos e das Universidades Federais, o país realiza importantes investimentos para a democratização do acesso ao ensino superior e profissional.  

O Fórum é um espaço para reafirmarmos que a “Educação Profissional e Tecnológica” é um instrumento necessário para o resgate e a superação de direitos negados. A realização deste Fórum representa a vontade política do governo brasileiro e de outros países em assumir papel de vanguarda, num momento importante para o desenvolvimento do planeta, que se apresenta com uma grande demanda de qualificação profissional, em especial no Brasil.

Desse modo, pensar as plataformas que irão nortear a capacitação profissional e tecnológica no mundo, significa promover a transformação da vida de pessoas muitas vezes excluídas e marginalizadas socialmente. É, permitir a milhares de jovens novas perspectivas de futuro e oportunidades de crescimento em uma carreira profissional.

O Brasil, através do Pronatec, passa a ser referência, exatamente, por promover a inclusão social, por meio da oferta de vagas gratuitas para a população de baixa renda em diversos cursos de formação inicial e nível técnico, experiência que precisa ser socializada com outras nações.

A educação é o caminho para um processo de mudança para milhares de jovens e adultos, como forma de restauração da esperança e da libertação.


* Dep. federal Pedro Uczai, professor universitário, vice-presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados.   

Facebook

Boletim Eletrônico

Login

Brasília: Câmara dos Deputados, Anexo IV, Gabinete 229 - Brasília - DF - CEP 70160-900 Fone: (61) 3215.5229 FAX: (61) 3215.2229
Chapecó: Avenida Nereu Ramos, Nº 605-D, Sala 02, Centro - Chapecó - SC - CEP 89802-200 Fones: (49) 3312-1305 FAX: (49)3312-1280